ADESTRAMENTO DE CÃES


O Adestramento de cães é o treino dos mesmos para se obter o controle do seu comportamento e obediência.
O adestramento básico pode ser feito pelo próprio
dono, porém adestramentos mais elaborados devem ser realizados por profissionais da área.
Existem muitos tipos de adestramento, de acordo com o
objetivo. Deste modo, o cão pode ser adestrado para caçar; pastorear rebanhos, proteger residências ou pessoas; ajudar os Policiais Militares; conduzir pessoas cegas ou como Cão-Guia de Cego; farejar drogas em aeroportos ou outros locais; salvamento de pessoas afogadas, soterradas em escombros ou avalanches; exibições em circos, etc
Adestramento Prático
Não existe melhor maneira de se adestrar um cão. Cada cão é um indivíduo e cada um responde a um método de adestramento de uma maneira. A utilização de carinho e afago com o uso concomitante da guia e do enforcador é o método mais antigo e difundido para adestramento de cães, existem porém outros métodos mais novos, que utilizam de técnicas diferentes como petiscos, bolinhas, para adestrar animais.
Dicas mais usadas
Geralmente, os cães aprendem atos repetitívos, então básicamente se consegue com paciência e carinho quando o cão fizer o certo e bronca quando estiver errado, não é preciso bater.

CÃO-GUIA



Um cão-guia é um animal adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.
Durante a condução dos deficientes visuais o cão deve ter a capacidade de discernir eventuais perigos devidos a obstáculos suspensos, o que requer cães de inteligência bastante elevada e treinamento avançado.
Embora os cães possam ser treinados para desviar vários obstáculos, eles não são capazes de distinguir cores como
verde e vermelho, não podendo interpretar um semáforo.

CÃO VIRA-LATA OU SRD


Os SRD, por outro lado, são todos os cães e gatos que não tem origem definidas em um pedigree que é um certificado emitido por entidades oficiais atestando a ascendência do animal. Para obter um pedigree o animal tem que ter pais com o mesmo certificado. Entidades certificadoras exigem verificação de ninhada e mais recentemente a aplicação de microchips por veterinários. O animal pode ter a aparência de um cão de raça mas só o certificado atesta. Hoje, com o avanço dos exames de DNA, provavelmente há possibilidade de se definir se um cão é de uma determinada raça ou não, mas são exames ainda caros. Nem sempre um SRD é um vira-lata, ou seja um animal abandonado. Se houver qualquer mistura de raça (incluindo a cruza de dois animais de raça ou um de raça e um vira-lata) esse animal já será considerado um SRD.
Um dos aspectos mais bonitos do vira-lata, é a sua variedade. Você encontra SRD's de todas as cores e tipos, de todos os temperamentos. Em relação a sua personalidade, pode parecer uma desvantagem o fato de ser variedade, mas para os amantes dos SRD's, essa é a graça. Apesar disso, ainda existem algumas características, como o fato de que costumam ser muito inteligentes e afetuosos, variando de acordo com as características herdadas. Normalmente o SRD resgatado das ruas tem um temperamento mais dócil e companheiro que os outros cães.
Uma campanha maciça de adoção de animais de rua e castração poderia acabar com o genocídio dos CCZ.

Airedale Terrier



Airedale Terrier é uma raça de cães originária da região do rio Aire em Yorkshire, Inglaterra onde era usado para a caça do javali e corsa. Na caça fazem um bom trabalho de matilha ou individual. Mandibula possante e comprida, é mesmo a mais possante dos canideos conseguindo com facilidade partir, agarrar e rasgar. Tem um pelo muito duro e resistente encaracolado, com tons do beige ao cobre quase fulvo e dorso preto. Excelente pisteiro pelo olfacto apurado. Como cão doméstico é extramamente fiel, verdadeiro "cão de um só dono", escolhe na familia um alvo de protecção que segue e proteje acima dos outros, que respeita e acompanha cegamente. Normalmente essa pessoa não será aquela a quem obedece quando, como grande brincalhão estouvado que é, estiver a fazer arruaça. Na maior parte do tempo tem um comportamento independente, aliás gosta da sua independencia. Procura normalmente lugares frescos e cobertos que lhe lembrem tocas. Adora cavar terra e mesmo um vaso pode ser alvo da sua brincadeira, é uma raça muito ligada à natureza, perfeito para uma quinta em matilha de pelo menos 5 a 6 individuos. A sua origem remonta a um cruzamento de terrier tipo fox terrier com bloodhound. É o maior e mais pesado dos Terriers, por isso denominado King of Terriers.

DICAS Nº 01




Dicas para cuidar de seu Animal de Estimação



Mantenha sempre água limpa e fresca à disposição de seu cão;
Para manter uma vida saudável, seu cão precisa regularmente de cuidados veterinários.

Se ele ainda não visitou um médico veterinário para receber as vacinas recomendadas e realizar uma consulta de rotina, marque uma consulta hoje mesmo.

Seu cão agradece.